quinta-feira, 14 de agosto de 2014

BAIRRO DE NAZARÉ - VOCAÇÕES E MELHORIAS


Nazaré foi o cenário de minha infância e adolescência. Volto a revisitá-lo com regularidade quando preciso me abastecer de um remédio preventivo da rejeição pós-transplante, fornecido gratuitamente ao povo, com exclusividade pelo, Governo Federal, na Farmácia de Medicamentos Excepcionais - FARME, instituição fornecedora de diversos medicamentos necessários à sobrevida, e que funciona no interior do Hospital Manuel Vitorino. Este serviço público se destaca entre os poucos eficazes e eficientes, portanto, é merecedor de todos os elogios pela organização e presteza. A amabilidade e dedicação dos seus servidores é um caso à parte; a eles, e sua coordenação, em especial, meus agradecimentos e maiores elogios.


Mas, analisemos e reflitamos, de modo mais abrangente, quanto a realidade do bairro de Nazaré. Situado numa altitude considerável da cidade de Salvador, Bahia, por várias circunstâncias e fatores históricos, concentra, em sua área de influência, um número muito interessante de hospitais e outras unidades de saúde. Somente no próprio largo, há longos anos estão os Hospitais Sta. Isabel, Manoel Vitorino, Prof. Carvalho Luz (Antigo Naval), Sta. Luzia e Maternidade Climério de  Oliveira. Ao seu redor, além de alguns serviços privados, está o Banco de Sangue público e, há menos de 900 m., e o Hospital Militar,  logo ali pertinho, na Ladeira dos Galés, na subida para o vizinho bairro de Brotas, onde fica também uma importante estação do Metrô.


A praça é bem arborizada e espaçosa, contribuindo para o equilíbrio ambiental, o que lhe dota de um certo bucolismo muito prazeroso. Sombreada, quase consegue esconder alguns traços de um certo abandono. Somando-se às  instalações de saúde, ainda estão, pelo menos, dois grandes templos católicos, e dois evangélicos nas cercanias, além de alguns colégios de porte considerável e da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, no próprio espaço da praça. Sem dúvida, é local de grande fluxo de pessoas, tráfego e estacionamento de veículos. Parece-me que consolida-se ali uma vocação para o trinômio Saúde Educação é Fé, estabelecida há muitas décadas. Quando por lá vivi, estudei em duas escolas, no próprio largo: o Colégio Estadual Severino Vieira e mais uma escxola particular para crianças. Já naquela época, há mais de cinquenta anos, a vocação local já se configurava, como hoje vem se mantendo, apesar de crescentes dificuldades de acesso e estacionamento.


Na mais recente das visitas, vi que os espaços públicos da própria praça estão escassamente frequentados por pessoas, e senti que o local não está lá tão bem equipado como praça de bem estar público. Talvêz em consequência dos residentes das proximidades virem se reduzindo, e cedendo lugar a empresas, clínicas etc. Ela está, assim, apinhada por veículos estacionados e já quase mostra como reduto de desocupados, “moradores de rua” e aspirantes a "flanelinhas", já que alguns e insuficientes operadores de "zona azul" "credenciados" estão por lá. Percebi também que grande volume dos que por lá transitam são usuários de transporte público ou de pequenos veículos.


Com tudo isso na cabeça,  veio-me um lampejo: Sugerir ao nosso prefeito algo para tornar aquele local da cidade ainda mais útil, acessível e confortável para o povo, com poucas e módicas intervenções! O que também percebo que é possível em muitos outros pontos de Salvador.


Os atuais empecilhos de Nazaré podem ser superados, sem investimentos vultosos, mas com medidas efetivas. Por que não estimular a continuidade vocacional, de origem?



Volto a lembrar que o local está muito próximo daquela estação do Metrô, em Brotas, que começa a mostrar sua utilidade pública mais e mais, além da do Campo da Pólvora. Portanto, a criação de uma linha integrada com microônibus rápidos e confortáveis para Nazaré, passando no Hospital Militar dos Galés seria de inquestionável utilidade. ate mesmo para possibilitar o afastamento de algumas ambulâncias e microônibus que para lá acorrem, vindo de cidades circunvizinhas.


Para melhorar o tempo de trânsito, tornando mais fluida a circulação no próprio Largo de Nazaré, os espaços, que hoje estão pobremente ajardinados e cimentados, poderiam ceder algum lugar para: mais estacionamentos módicos ou gratuitos, e para maior largura das pistas de rolamento, além de instalar um terminal da integração com o Metrô, via as estações mais próximas, melhorando o serviço ao povo da cidade, como ponto de embarque e desembarque para outras linhas de ônibus, já existentes, estendendo, deste modo, sua integração com outros bairros a mais.
Paulo Tolentino de Souza Vieira
Adm. de Empresas - Aposentado
Salvador, 10/08/2014


Um comentário:

  1. Não conheço o bairro, mas pelas fotos e comentários deve ser um lugar legal, porém precisado de melhoramentos. Bjs, ML

    ResponderExcluir