sexta-feira, 25 de julho de 2014

RESULTADOS DE UM TRANSPLANTE


Apresento este texto para encorajar a quem eu possa. Há um ano e quatro meses atrás, me submeti a um transplante de de fígado.

No momento que me aposentei, tinha como objetivo principal e imediato, me livrar das consequências de degeneração cumulativa no meu fígado, consequente duma cirrose de origem bioquímica, para poder, saudavelmente, me reposicionar perante meus semelhantes e a vida.

Tratei-me procurando me apoiar no que havia de melhor na medicina hepática da Bahia, Dr. Luiz Guilherme da Costa Lyra (que foi chamado infeliz, repentina e prematuramente logo pós minha operação) bem como sua equipe, com destaque especial para o Dr. André Lyra, seu filho que, ao cabo de algum tempo, me direcionaram para um transplante do fígado, muito bem sucedido, como aconteceu com a esmagadora maioria dos seus clientes. Graças a essa equipe, e aos demais abnegados que me cuidaram, no Hospital São Rafael, ao meu doador (cuja identidade, por lei, não pude conhecer), a minha motivação pessoal e, principalmente, a Deus.

Já que estou dedicando alguns créditos decisivos na minha recuperação, não poderia omitir a minha mulher, escritora e humanista Dora Ramos, me apoiou totalmente e, incansável, enfrentou junto comigo todo o sofrimento, antes, durante e após o transplante, tendo até, me substituído e se transformado em meus braços e pernas, e, por algumas vezes, até em minha mente, quando a encefalopatia hepática me colocava, eventualmente, em lapsos de razão.

A cirrose, que tive, na minha interpretação, adquiri por conta de, não saber me posicionar ante certas adversidades emocionais. Então o velho fígado passou a ser atacado duplamente; pelo metabolismo interno do corpo humano, que, nessas situações, descarrega no órgão uma série de substâncias nocivas, forçando-o a trabalhar a mais para atenuá-las, com sobrecarga estrutural, e em segundo plano, pelo efeito nocivo de alguns medicamentos normalmente consumidos naquelas situações.

Este pós diagnóstico não é do médico, e sim da minha autoria e inteira responsabilidade, atribuo a profunda análise retrospectiva da minha vida, realizado, no leito, enquanto me recuperava da cirurgia.
Quanto ao meu reposicionamento emocional, tratei de intensificar a terapia, me colocando com mente mais aberta, lidar com meus conflitos interiores, eliminando-os, por processo de compreensão e aceitação da realidade imutável, ou migração, para onde minha índole melhor se ajustasse. Foi assim que mudei radicalmente de vida, e realizei um antigo desejo de estar, por algum tempo, na Florida, onde tenho imóvel de moradia alternativa, adquirido há muito tempo.
Depois de passada a fase mais aguda do tratamento pós operatório, que fazer com a boa saúde, o tempo livre, o conhecimento, a experiência e o pique que ainda disponho? É preciso ficar de olhos bem abertos para as oportunidades que surgirem, ou que eu possa estimular. O hábito de passar a escrever, sem dúvida, uma dessas chances.
Foi e é necessário buscar maior participação social, conhecer pessoas, experimentar novos hábitos, necessidades e desejos, por exemplo, em atividades religiosas ou institucionais, desde que me preencham o desejo de servir ao próximo e a Deus.
Para aquelas pessoas que estão na expectativa de um transplante, concordo que é assustador. Mas, se posso dar, e for útil, um testemunho da minha experiência, garanto que foi compensador. Me sinto física e emocionalmente melhor do que nunca e atribuo este sucesso a minha coragem de enfrentar, primeiramente às minhas limitações como o pessimismo (uma delas, mas não a maior), e coragem para confiar em todos que me desejam o melhor, principalmente em quem me deu o dom da vida e não vai tirá-la antes da hora, o Criador e Senhor de tudo.
Senhor,
dentro de mim, há vida.
Graças a ti, e a um doador.
Que sua alma seja louvada.
Assim, seja.

4 comentários:

  1. Compreendo perfeitamente o que você sente depois do transplante de fígado. Eu mesma, uma transplantada, tenho sentimentos semelhantes. Faz quase 4 anos que ganhei um novo fígado e uma sobrevida. Apesar de algumas limitações que ainda sinto, parece que renasci e não me canso de agradecer a todos os que me ajudaram e ajudam ainda. A vida é bela quando a gente tem saúde e disposição. E, principalmente, esperança. ML

    ResponderExcluir
  2. Exemplos de superação, de cura, de amor. Os missionários estão por toda parte por que através de sua própria vida nos trazem lições e nos tocam com suas lições de vida. São material humano e espiritual para a ciência, para os cuidadores, para a família, para os vizinhos, para os desconhecidos...todos que os encontraram possuíram a chance de se curarem, também, de alguma dor ou vazio. Vocês são recados do Pai sobre a fé, a resignação, a coragem e a Boa Nova de que todos estamos conectados pela criação. Ser na vida das pessoas um exemplo de vida é tarefa singular e abençoada. Pra mim essa experiência é mais uma experiência de Deus. É testemunho. É esperança. Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Lindos comentários! Uma transplantada e uma enfermeira. Ambas testemunhas de superação, cura, amor e fé. Fiquei muito emocionado. Agradeço às duas também.

    ResponderExcluir