sexta-feira, 27 de junho de 2014

PETROLINA É PROSPERIDADE

Paulo Tolentino Vieira
Adm. de Empresas - Aposentado
No sertão pernambucano, margem esquerda do Rio São Francisco, está a cidade de Petrolina plantada à, frente de Juazeiro da Bahia. Estas cidades estão ligadas pela Ponte Presidente Dutra, popularmente conhecida como ponte de Juazeiro, inaugurada em 1929, com finalidade rodo ferroviária, com vão de 801m.
As duas cidades, com localização confrontante e separadas apenas pelo Rio São Francisco, sempre tiveram alta importância econômica regional, sendo, por isso mesmo, merecedoras da localização do projeto da ponte, importante geradora de desenvolvimento para ambas. O maior impulso de progresso, no entanto, ocorreu a partir da construção da Barragem de Sobradinho, situada há aproximadamente quarenta quilômetros a montante, no próprio rio, nos anos de 1973 a 1979.

Com o surgimento do projeto Sobradinho, além de abundante geração de energia, formou-se um lago com cerca de 400 quilômetros quadrados de extensão, em cujas margens, instalaram-se diversos negócios agrícolas, baseados na irrigação com suas águas, para uma produção que passou a proporcionar maior impulso e aceleração do desenvolvimento regional, estando entre os maiores geradores vários projetos agroindustriais e de exportação, especialmente ligados aos setores da fruticultura e vinícola. 


Das cidades próximas, aquela que apresentava melhores condições infraestruturais para sediar as novas empresas era justamente Petrolina. Com seus equipamentos comerciais e bancários, de comunicação e outros itens de conforto, os mais avançados da região, se tornou rapidamente a preferência dos homens de negócios e investidores que passaram a fluir. Hoje, Petrolina se posiciona como se fosse uma "capital" para as circunvizihanças situadas nas àreas mais próximas, dentro da influência do Lago de Sobradinho, sem, no entanto, perder sua identidade de um passado pujante.
Sua Catedral - Igreja Sagrado Coração de Jesus, é eloquente amostra. Inaugurada em 1929, tendo sido construída com pedras do local e proximidades, em estilo neo-gótico, com fachada e porte imponentes, vitrais importados da França, no mesmo estilo de "Notre Dame", relógio da torre com diâmetro de 2m, doado pelo Padre Cícero, é edificação central que guarnece ampla praça do centro da cidade. Ponssuindo vários parques arborizados periféricos, sedia representações importantes de quase todos os órgãos públicos estaduais e federais com vistosas e modernas instalações, tendo sua circulação urbana facilitada por diversas avenidas de pista dupla e é dotada de aeroporto internacional para escoamento da produção, inclusive frutas que são de excelente aceitação em vários países.

Petrolina me impressionou muito bem e acho que é excelente portal de boas vindas do estado de Pernambuco, para todos os que o procuram,  a partir do estado da Bahia.
Petrolina, PE., 27/06/2014.

Um comentário:

  1. Muito interessante imaginar que no nordeste do Brasil se produz frutas como uvas, típicas de regiões mais frias. E gostosas ainda por cima...
    ML

    ResponderExcluir